A saúde precisa ser um ponto de atenção constantemente, mas sabemos que em algumas épocas do ano ou em alguns momentos específicos, ficamos mais suscetíveis a contrair doenças. E para manter o equilíbrio, além de cuidar da nossa mente e do nosso espírito, nosso corpo também precisa estar saudável.

Em um contexto de pandemia, é normal que a preocupação com a saúde fique ainda maior. E mesmo que a pandemia não dure para sempre, podemos aprender muito com esse estado de alerta que estamos vivendo. Por isso, separei cinco dicas para que você possa fortalecer a imunidade e evitar doenças físicas.

Alimente-se bem

Nossa alimentação tem um impacto enorme sobre todo o funcionamento do nosso corpo e até nosso estado emocional. Você já deve ter conhecido alguém que fica de mau humor quando está com fome, não é? Então, se a alimentação é tão importante, você já deve imaginar o quanto ela também pode interferir no funcionamento do seu sistema imunológico.

Falar sobre alimentação balanceada pode até parecer clichê, mas é a realidade. Precisamos nutrir nosso corpo com coisas que façam bem a ele. E sim, precisamos de vitaminas, fibras, mineiras, carboidratos, proteínas, e tudo o que já aprendemos desde os tempos de escola.

A alimentação para uma vida – e não só um corpo – mais saudável é uma questão de hábito e consciência. Que tal começar a pensar sobre esse assunto com mais carinho? Enquanto isso, eu vou deixar aqui sugestões de alimentos por suas propriedades imunológicas, ou seja, que vão te ajudar a fortalecer sua imunidade:

  • Gengibre
  • Alho
  • Frutas cítricas
  • Cogumelo shitake
  • Iogurte natural
  • Castanha-do-pará.

Não esqueça de tomar sol

É conhecimento comum que a Vitamina D é extremamente necessária para fortalecer a imunidade e também que a melhor fonte para obtê-la é o sol. Mas, com qual frequência você está tomando sol ultimamente?

Acabamos nos adaptando a passar muito tempo em casa e, consequentemente, nossa exposição aos raios solares diminuiu. O que é preocupante, porque a Vitamina D é essencial para o funcionamento do organismo e a sua deficiência pode causar problemas musculoesqueléticos (osteoporose, raquitismo, etc), doenças cardiovasculares, o aumento de infecções e outra série de problemas.

Então, minha dica é: separe 10 minutos do seu dia para tomar um pouco de sol. Abra a janela e deixe os raios baterem na sua pele.

Durma bem

A privação de sono pode ser prejudicial para a sua imunidade. Então, um sono de qualidade pode ser um fator determinante para a saúde. Ultimamente, estamos absorvendo tanta informação, são tantas horas em frente ao celular e ao computador que o sono fica bagunçado mesmo. E como resolvemos isso e dormimos melhor para fortalecer nossa imunidade, então?

Algumas coisas que podem ajudar: reduzir nosso tempo em frente a telas (TV, celular, computador, etc); reduzir o consumo de notícias negativas (mantenha-se informado o suficiente pra não se alienar; reservar um momento do dia pra cuidar de si, movimentar o corpo, cuidar da cabeça e do espírito; fazer exercícios de relaxamento, meditação e ouvir uma música tranquila antes de dormir vão fazer diferença no sono.

Evite o estresse

Estresse faz mal. Faz mal para o corpo e para a mente. E, também prejudica a imunidade. Você sabia que a tensão que sentimos afeta o funcionamento das nossas células? E, se as células não funcionam, elas não nos protegem. Logo, ficamos doentes. Por isso, precisamos fazer o máximo para reduzir a sobrecarga.

Hidratação é importante

Além de refrescar, a água limpa nosso organismo. Ela manda embora o que não faz bem para o nosso corpo. Ela desintoxica. Então, se não nos hidratamos corretamente, nosso organismo não consegue funcionar do jeito que deve. Só de manter seu corpo hidratado você já consegue prevenir uma série de doenças.

Lembre-se que para manter o equilíbrio, é preciso cuidar tanto do corpo quanto da mente e do espírito!