Quando você ouve ou lê a palavra “espiritualidade”, qual é a primeira coisa que vem à mente? Muitas pessoas associam espiritualidade com religião – o que não está errado -, mas não podemos considerar essas duas palavras como sinônimos. Entenda o que é a espiritualidade e saiba quais ações podem te ajudar a desenvolvê-la.


Definição de espiritualidade


Quando você procura o significado de espiritualidade, é normal encontrar uma série de explicações abstratas. Isso acontece porque cada pessoa vivencia a espiritualidade de uma forma, pode ser por meio de uma crença, pode ser em uma causa, na convivência com outras pessoas, ou de outras formas. Porém, é importante deixar claro que, para desenvolver sua espiritualidade você não precisa necessariamente estar vinculado a uma religião.


Espiritualidade é aceitar que fazemos parte de algo muito maior; é entender que nossas ações não afetam apenas a nós; é acreditar que temos um propósito muito maior que do que suprir nossas necessidades físicas, precisamos alimentar nossa alma; é ter algo que te move e que te estimula a evoluir. É o sentido da sua vida.


Leia também:
Benefícios da meditação para corpo, mente e espírito
Pranayamas: vem conhecer estes exercícios e seus benefícios


Ações para você se conectar com a sua espiritualidade

A conexão espiritual é uma jornada constante. Cada um tem a sua forma particular se acessar aquele lugar dentro de nós que gera paz de espírito e nos coloca em u estado de harmonia.


Independente se seu objetivo é a conexão ou a reconexão, o importante é encontrar o que te ajuda a se conectar com a sua espiritualidade. Veja algumas ações que podem ajudar a olhar para dentro e desligar dos ruídos externos:


Gentileza e bondade: você já deve ter sentido aquela paz de espírito que só é proporcionada por um ato de bondade, não é? Então, porque não praticá-lo mais vezes? Tratar pessoas com gentileza, amor e bondade consome menos energia do que cultivar sentimentos negativos e te aproxima com seu eu espiritual.


Meditação: o ato de meditar gera uma conexão interna profunda e esta conexão tem o poder de despertar e estimular a paz interior, a paciência com nós mesmos e com o outro, a bondade, o amor ao próximo, a convivência harmônica com o ambiente ao nosso redor e a aceitação da nossa verdadeira essência.


Atividades que te fazem feliz: todo mundo tem aquela atividade que gera uma sensação de profundo contentamento, como cantar, desenhar, ler ou fazer qualquer coisa que dê uma sensação de paz e alegria. Esse tipo de atividade também é uma forma de te colocar em contato com a sua espiritualidade.


Hábitos saudáveis: para algumas pessoas, cultivar hábitos como a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, o acompanhamento terapêutico e a exclusão de vícios da rotina, por exemplo, não favorece somente nossa saúde física e mental, como também ajuda no fortalecimento da nossa conexão espiritual.


Desconectar para conectar: a tecnologia é muito útil, mas também polui nossa mente com muita negatividade. Tente passar um dia, ou algumas horas que sejam desconectado e veja por conta própria como essa pequena ação pode ser aliviadora. Fontes negativas de energia podem atrapalhar no seu processo de conexão espiritual.


Oração e gratidão: você não precisa seguir uma religião específica para fazer uma oração. Orar é agradecer e mandar bons pensamentos para o Universo.


É importante frisar que a prática de uma ou mais dessas ações não vai garantir sua conexão espiritual. Estas ações são algumas ferramentas que você pode usar no seu processo pessoal. Se você conhece alguma outra, compartilhe aqui conosco. 👇