Veja alguns motivos para você começar a praticar a meditação a partir de agora.

Quando te falam de meditação e todos seus benefícios, parece ser algo simples, afinal é só sentar e fechar os olhos, não é mesmo? Na verdade, não. A meditação consiste em esvaziar a mente de uma forma que as preocupações e os acontecimentos aos seu redor não tirem o seu foco do presente. Meditar não é deixar a mente vagar ou refletir, é entrar em um estado de consciência onde conseguimos conviver com o silêncio dentro de nós. 

E mesmo que ela aconteça em nossa mente, a meditação funciona como uma atividade física, no sentido de que precisamos praticar para melhorar. Começando com tempos mais curtos e aumentar aos poucos é forma de treinar a nossa mente para a meditação.

Quanto mais tempo conseguimos ficar neste de estado de foco, mais profunda a meditação se torna e mais benefícios ela traz ao nosso corpo, mente e espírito.

Leia também:
Pranayamas: vem conhecer estes exercícios e seus benefícios
Como você está cuidando da sua saúde emocional?

Quer conhecer alguns dos principais benefícios da meditação? Vamos a eles!

Motivos para começar a praticar a meditação

Para a mente: os benefícios são inúmeros, mas os principais que podemos listar aqui estão relacionados à redução e controle da ansiedade e do estresse e do combate à insônia. A meditação a longo prazo também nos ajuda a melhorar o nosso foco, nossa memória e a percepção sobre o ambiente ao nosso redor.

Para o corpo: a meditação, se praticada de forma regular, ajuda a reduzir dores crônicas e pode ajudar a melhorar a função do sistema imunológico e nervoso. A prática também é benéfica para a regulação da pressão arterial, o que contribui para reduzir casos de infarto ou ataques cardíacos. 

Para o espírito: o ato de meditar gera uma conexão interna profunda e esta conexão tem o poder de despertar e estimular a paz interior, a paciência com nós mesmos e com o outro, a bondade, o amor ao próximo, a convivência harmônica com o ambiente ao nosso redor e a aceitação da nossa verdadeira essência.

Agora é com você. Encontre um espaço silencioso, deixe-o confortável e acolhedor, escolha uma música calmante, acenda seu incenso favorito e aquiete sua mente.