Conheça alguns hábitos diários e atividades físicas que contribuem para o desenvolvimento de resistência física.

A resistência física é um objetivo de todos que praticam atividades físicas ou se preocupam com a saúde de modo geral. Isso porque ter resistência física significa ter a capacidade de suportar a fadiga muscular e cardiovascular causada por atividades físicas de longa duração.

Porém, ter resistência física é benéfico para todos e não só para quem quer ter uma performance melhor nos esportes, porque além de proteger nosso corpo contra lesões, ela também contribui para a integridade de ossos e tendões, além de auxiliar no equilíbrio. Fatores importantes a longo prazo, durante o processo de envelhecimento.

Dito isso, vamos ver algumas boas práticas – seja com hábitos do nosso dia a dia ou atividades físicas que praticamos – que podem ajudar a construir e manter a resistência física.

Hábitos do dia a dia

Hidratação e alimentação: os hábitos de se manter hidratado e se alimentar de forma equilibrada – levando em consideração a necessidade de nutrientes que o nosso corpo  precisa – estão presentes em qualquer dica de hábito saudável porque são ações básicas e necessárias para o dia a dia.

Descanso: quando descansamos o corpo e a mente com um sono renovador, o corpo se recupera para um novo dia, principalmente quando falamos dos nossos músculos. Depois de um treino, as fibras musculares precisam de tempo para se recuperar e isso é uma parte importante do processo de construção de resistência física.

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Atividades físicas

Aquecimento: aquecer o corpo antes de iniciar qualquer atividade física é essencial, não só para a resistência física, mas para evitar lesões.

Treino regulares e planejados: a regularidade com a qual você se exercita vai influenciar na sua capacidade de adquirir resistência física. Quando iniciamos um treino, costumamos nos sentir doloridos, pelo esforço muscular. Mas é importante não pular treinos e não desistir. O corpo precisa passar por um processo de adaptação e para isso, é preciso constância. Uma boa forma de manter essa regularidade é com planejamento dos treinos, distribuindo os grupos musculares ao longo da semana. Dessa forma, você trabalha uma parte diferente do corpo enquanto a outra descansa.

Progressão: conforme seu corpo se adapta aos exercícios, é necessário adicionar progressão ao seu treino para que ele continue desafiador e para que você continue construindo sua resistência física, sem estagnar a sua evolução.

Exercícios de respiração: saber respirar é fundamental quando você está praticando uma atividade. Dominar sua respiração enquanto pratica exercícios também é um fator da resistência física, pois ela pode determinar a sua durabilidade e produtividade durante o treino.

Se o seu objetivo é ter uma resistência física maior, seja para melhorar sua performance em alguma atividade física ou para a manutenção da sua saúde, essas práticas podem te ajudar a ajustar seus hábitos para atingir essa meta.