Você se considera uma pessoa ativa ou uma pessoa sedentária? O sedentarismo é definido como a falta de atividades físicas na rotina de uma pessoa, o que faz que seu gasto calórico seja menor do que indicado. Isso você provavelmente já sabia. Mas, o que muita gente não sabe é que o sedentarismo é dividido em graus.

Os estágios do sedentarismo vão desde casos onde as pessoas fazem algumas caminhadas ocasionalmente, passando pelos casos onde as pessoas evitam qualquer tipo de esforço (têm preferência por elevador ao invés da escada, utilizam o carro para percorrer pequenas distâncias, etc) e chegam às situações mais críticas onde as pessoas passam a maior parte dos seus dias em estado de repouso.

Independente do estágio, o sedentarismo é uma doença autoadquirida, ou seja, ela pode ser evitada, assim como suas consequências.

Leia também:
5 passos para você ter resultados treinando em casa
O que é mobilidade corporal e por que ela é tão importante?
Boas práticas para aumentar sua resistência física

Consequências do sedentarismo para a saúde física e mental

Entre as principais consequências de uma vida sedentária estão:

  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Problemas cardiovasculares
  • Problemas respiratórios
  • Problemas musculoesqueléticos
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Distúrbios do sono

É sempre bom reforçar que a falta de movimento, por si só, pode impactar na saúde do corpo e da mente. Mas quando unimos o sedentarismo com outros hábitos como má alimentação ou consumo de álcool e cigarro, por exemplo, os danos podem ser ainda maiores.

Ah, e cuidado para não se deixar levar pela imagem! Só porque uma pessoa não está acima do peso, isso não significa que ela não está sendo impactada pelos efeitos do sedentarismo. Observe além do exterior.

E como uma pessoa deixa de ser sedentária?

Se movimentando.

Claro que os desafios serão maiores, de acordo com o estágio de sedentarismo que a pessoa se encontra. Quanto mais uma pessoa fica sem movimentar, mais desconforto ela sente ao iniciar alguma atividade física, o que pode causar a desistência em alguns casos.

Por isso, muito mais do que só se movimentar, pessoas sedentárias precisam se conscientizar sobre as consequências de uma vida sedentária os benefícios da atividade física a curto e a longo prazo, e tenham motivação e determinação para alcançar seus objetivos.

Comece aos poucos, tenha paciência e respeite seu processo de reconexão com seu corpo.