Quando adultos, sentimos falta do aspecto físico da nossa infância, quando o corpo não sentia tanto o impacto das atividades físicas (ou de hábitos do dia a dia que hoje causam dores nas costas) e a flexibilidade não era tão difícil de conquistar. Se não nos preocuparmos em continuar desenvolvendo a nossa mobilidade corporal ao longo dos anos, essas mudanças e limitações serão inevitáveis. Então, vamos entender como a mobilidade corporal é importante para a nossa saúde e longevidade física.

Leia também:
Boas práticas para aumentar sua resistência física
Pranayamas: vem conhecer estes exercícios e seus benefícios
5 práticas para você fortalecer a imunidade

O que é mobilidade corporal?

A mobilidade corporal, ou mobilidade física, é a capacidade do nosso corpo de executar movimentos articulares em grandes amplitudes. Quer um exemplo? Enquanto algumas pessoas conseguem levantar seus braços verticalmente acima da linha dos ombros ultrapassando a linha da cabeça, outras pessoas não têm a mesma capacidade, por falta de mobilidade articular e/ou flexibilidade (duas características da mobilidade corporal).

As pessoas costumam exercitar a mobilidade corporal, tanto para ter uma performance melhor em esportes quanto para lidar com atividades diárias. Em ambos os casos, o objetivo é evitar dores, lesões e desequilíbrio. Afinal, quando não temos uma boa mobilidade em uma parte do corpo, sobrecarregamos outra região, gerando a compensação muscular e o desalinhamento.

Causas da falta de mobilidade corporal

As duas principais causas da falta de mobilidade corporal é o sedentarismo e o envelhecimento. Mas a principal forma de evitar esse problema é se movimentar. Se não estimulamos a mobilidade, com o passar do tempo passamos a ter dificuldade para executar movimentos que antes eram naturais. 

Para isso, a solução é trabalhar a movimentação de forma correta e consciente, no dia a dia e nas atividades físicas, equilibrando todo o corpo. Existem atividades físicas que incluem exercícios de mobilidade corporal, como por exemplo o Pilates e o Yoga. Mas, atualmente, todas as modalidades se preocupam em trabalhar corretamente as movimentações articulares, o fortalecimento e a flexibilidade que precisamos para a mobilidade.

Benefícios de trabalhar mobilidade corporal

Assim como já foi mencionado, a mobilidade corporal ajuda a evitar lesões e auxilia na longevidade das habilidades físicas. Ela também preserva as articulações e ajuda a manter a força muscular.

A dica aqui é: movimente-se. Através da movimentação correta e o respeito ao seu corpo você conseguirá ter um estilo de vida ativo por mais tempo e consequentemente terá mais saúde para seguir em frente.