Respiração para a harmonia e saúde do corpo, da mente e do espírito. Saiba mais sobre o Pranayama.

Quando nos sentimos estressados, ansiosos, fora do estado normal de harmonia, é comum que as pessoas indiquem meditação e exercícios de respiração. E existe um motivo para que estas práticas sejam tão bem recomendadas. Para quem já se interessou em pesquisar e entender mais exercícios de respiração, já deve ter se deparado com a palavra “Pranayama”.

Vamos te mostrar o que é o Pranayama, porque esse exercício é tão importante para nosso corpo e mente, e quais são os benefícios de uma prática regular. Confira!

Leia também:
Como você está cuidando da sua saúde emocional?
Corpo e mente: atividades para praticar em casa e manter o equilíbrio
Treinos online: 3 dicas para você se adaptar à rotina de atividades físicas em casa

O que é Pranayama?

Para entender o que é o Pranayama, vamos parar um minuto para entender um pouco a etimologia da palavra. “Prana” significa energia vital, a energia que emana de tudo e todos, que flui pelo nosso corpo, e é responsável pelo nosso funcionamento interno, nossa força e nossa longevidade. Por outro lado, “yama” está relacionado com a ação de regular.

Por isso, podemos dizer que o Pranayama é o exercício de regular e manter a nossa energia vital, distribuindo-a pelo nosso corpo e mente através de técnicas de respiração, buscando manter a harmonia. Porque, assim como tudo, nosso prana precisar estar em constante equilíbrio, pelo bem da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.

Benefícios do Pranayama para corpo e mente

Neste ponto, já é possível compreender a importância da energia vital e também a necessidade de mantê-la em harmonia. Mas, quais são os efeitos práticos que podemos esperar da prática dos Pranayamas? Veja alguns benefícios físicos e mentais dos exercícios de respiração:

  • Redução do estresse e da ansiedade
  • Sensação de bem-estar e harmonia
  • Energiza o corpo e aumenta o entusiasmo e a vitalidade
  • Ajude no controle e na qualidade do prana
  • Auxilia nosso sistema linfático
  • Pele saudável
  • Limpa os pulmões e limpa dos tecidos
  • Ajuda na digestão

É importante ressaltar que a prática dos Pranayamas precisa se tornar um hábito. Existem sim, os benefícios imediatos, mas apenas com a prática regular é possível colher resultados duradouros e transformadores.