Praticar qualquer tipo de atividade online pode ser desafiador para quem não está acostumado ao formato. Confira algumas dicas que podem te incentivar a manter seus treinos online.

Cumprir compromissos através de videoconferência – exercícios, estudo, reuniões, etc – é uma realidade há muito tempo, mas antes essa prática era considerada uma alternativa de último caso, afinal muitas pessoas ainda preferem o contato e a presença física. Porém, a partir do momento que o online se tornou o único recurso possível, tivemos que nos adaptar. Mesmo assim, é normal sentir dificuldade para se adequar à rotina de atividades em casa.

E um dos maiores desafios que nós vemos é conseguir manter uma rotinade treinos online. Falta de tempo, falta de disciplina, falta de espaço…Essas são algumas das justificativas que nos levam a desistir dos planos de manter nossos corpos ativos enquanto estamos em casa. Mas a verdade é que com um pouco de esforço, sempre podemos nos adaptar. Apesar de parecer um clichê, tudo depende da nossa força de vontade.

Então, se você quer criar e manter o hábito de se exercitar em casa, trouxe algumas dicas que poderão te ajudar a ter sucesso nos treinos online. Confira:

Definir como prioridade

A primeira coisa que você tem que fazer antes de começar qualquer projeto – neste caso, conseguir cumprir uma rotina de atividades em casa com treinos online -, é ter clareza sobre a importância disso para a sua vida, sua saúde e seu bem-estar.

Quais serão os benefícios? Como isso pode tornar meu dia a dia melhor?

Tendo essa clareza sobre esse ponto você consegue tranformar uma atividade em prioridade e, dessa forma, será muito mais fácil rebater suas próprias objeções e possíveis autosabotagens que poderão surgir para impedir a continuidade do seu plano.

Organizar a rotina e o espaço

Ao passar mais tempo em casa, nossa rotina pode ficar um pouco confusa porque nem sempre conseguimos dissociar as responsabilidades de cada área da nossa vida (trabalho, tarefas domésticas, lazer, exercícios físicos, etc). Por isso, é importante estabelecer uma rotina organizada, definindo horários para cada tarefa e cumprindo estes horários. Por exemplo, se você separa um momento do seu dia para seus treinos online, tente não utilizar este tempo para outra coisa. Se comprometa a fazer aquilo que se determinou a fazer.

Outro ponto que pode te ajudar é separar um ambiente para você praticar atividades físicas em casa. Vale a pena fazer algumas modificações no layout e dedicar um espaço aos seus treinos online.

Estabelecer um objetivo

Algo que ajuda a manter a motivação para treinos online é estabelecer objetivos. Pode ser um grande objetivo a longo prazo ou pequenas metas diárias ou semanais. Escolha o que funciona para você. Quando temos um objetivo, é mais fácil para manter o foco. E quando cumprimos algo que estabelecemos a nós mesmos, nossa autoconfiança e auto-estima também melhora.

Lembre-se que, independente de estar em casa ou não, disciplina é uma questão de hábito. O que pode parecer um grande esforço no começo, se torna habitual com o passar do tempo. Persista.